Leitura (Apocalipse 1,1-4; 2,1-5)
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
1 Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João,
2 o qual atesta, como palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo e tudo o que viu.
3 Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo.
4 João às sete igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono
1 Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita, aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro.
2 Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos.
3 Tens perseverança, sofreste pelo meu nome e não desanimaste.
4 Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 1
Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados,
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
mas encontra seu prazer na lei de Deus
e a medita, dia e noite, sem cessar.
Eis que ele é semelhante a uma árvore,
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo,
e jamais as suas folhas vão murchar.
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca
espalhada e dispersada pelo vento.
Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,
mas a estrada dos malvados leva à morte.
Evangelho (Lucas 18,35-43)
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
35 Ao aproximar-se Jesus de Jericó, estava um cego sentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
36 Ouvindo o ruído da multidão que passava, perguntou o que havia.
37 Responderam-lhe: É Jesus de Nazaré, que passa.
38 Ele então exclamou: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!
39 Os que vinham na frente repreendiam-no rudemente para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais forte: Filho de Davi, tem piedade de mim!
40 Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Chegando ele perto, perguntou-lhe:
41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42 Jesus lhe disse: Vê! Tua fé te salvou.
43 E imediatamente ficou vendo e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Presenciando isto, todo o povo deu glória a Deus.
Palavra da Salvação.
15 de novembro
Santo Alberto Magno | São Leopoldo III
Santo Alberto Magno
Um ser pleno de virtudes, ciência, sabedoria e fé inabalável, grandioso em todos os sentidos. Frei dominicano, pregador eloqüente, magistral professor das ciências naturais e das doutrinas da fé, escritor, fundador, bispo e, finalmente, doutor da Igreja. Sim, essas qualificações pertencem a santo Alberto Magno, um dos mais importantes da Igreja e da humanidade.
O grande filósofo e teólogo que dedicou sua vida na busca incansável do encontro da ciência com a fé, e que se destacou, principalmente, pela humildade e caridade. Escreveu mais de vinte e duas obras sobre teologia e ciências naturais - como a filosofia, a química, a física, e a botânica -, além de inúmeros tratados sobre as artes práticas - como tecelagem, navegação, agricultura, Foi, sobretudo, um profundo observador e amante da natureza. Por tudo isso, ainda em vida era chamado de "o Magno" por seus contemporâneos.
Entretanto, ainda jovem, quase desistiu da vida religiosa, sentia dificuldades no entendimento do estudo da teologia. Mas segundo ele próprio, foi Nossa Senhora que o fez perseverar. Devotíssimo da Virgem Maria, durante as orações ela o teria aconselhado a não desistir, pois, se o fizesse, pouco a pouco os dons que tinha recebido lhe seriam tirados. Desde então, dizia: "Minha intenção última está na ciência de Deus". E sem dúvida, a forma rápida e fácil como aprendia tudo e a clareza com que pregava, explicava e ensinava, eram dons divinos.
Nascido em 1206, na Alemanha, Alberto pertencia à influente e poderosa família Bolsadt, rica, nobre, cristã e de tradição militar. Piedoso desde a infância, Alberto recebeu uma educação muito aprimorada, digna dos nobres. Porém sempre deixou evidente a sua preferência pelos estudos das ciências naturais e pela religião às alegrias fúteis da Corte.
Aos dezesseis anos, foi para a Universidade de Pádua, na Itália, onde, sob a tutela de Maria, completou os estudos superiores. Em 1229, tornou-se frade dominicano pregador. Lecionou nos principais pólos de cultura europeus de sua época, Itália, Alemanha e França. Em Paris, atraiu tantos estudantes e discípulos que teve de lecionar em praça pública. Que passou a ser chamada de praça Maubert, graças a santo Alberto Magno. O nome é uma derivação de Magnus Albert, e existe até hoje. Lá, entre seus discípulos, estava santo Tomás de Aquino, outro dominicano cuja importância não é menor.
Em 1254, eleito superior provincial de sua ordem na Alemanha, abriu mão da cátedra de Paris para ficar na comunidade dominicana sob sua direção, quando demonstrou todo o seu espírito de monge pobre e humilde. Viajou por grande parte da Alemanha sempre a pé e pedindo esmolas no caminho para alimentar-se. Assim, ele fundou vários conventos, além de renovar os já existentes.
Em 1260, foi nomeado bispo de Ratisbona, ocupando o cargo por dois anos, quando pediu exoneração. Não estava interessado no poder e sim no saber, voltou para a vida simples no convento que ele fundara e ao ensino na Universidade de Colônia. Já entrado nos setenta anos, foi incumbido pelo papa Urbano IV de liderar as cruzadas na Alemanha e na Boêmia. Em 1274, teve participação decisiva na união da Igreja grega com a latina, no segundo Concílio de Lyon.
Três anos antes de sua morte, santo Alberto Magno começou a perder a memória. Mandou, então, construir sua própria sepultura, e rezava o ofício dos mortos todos os dias. Morreu, serenamente, no dia 15 de novembro de 1280. O papa Pio XI canonizou-o proclamou-o doutor da Igreja em 1931. Dez anos depois, o papa Pio XII declarou-o padroeiro dos estudiosos das ciências naturais.
São Leopoldo III
Entre os antepassados de quase todas as casas reais sempre aparece a figura de um santo célebre. São Leopoldo é um bom exemplo, tendo o seu nome se tornado comum entre os reinantes da Áustria, até porque ele mesmo também foi um dos coroados.
Pertencia à casa real de Bagengerg, da Áustria, que há muitos séculos descendia dos de imperadores de Augsburg e dos grãos duques de Lorena. Nascido em Melk no ano de 1073, foi batizado com o nome de seu pai.
Foi um exemplo de rei, cristão, esposo e pai. Em 1096, sucedeu a seu pai, como Leopoldo III, e assumiu o reino quando o país começava a ser uma grande potência européia. Casou-se com a irmã do rei Henrique V da Alemanha, a princesa Inês, que era viúva e tinha três filhos. Com Leopoldo teve mais dezoito filhos, os quais, uma vez crescidos, povoaram conventos, mosteiros e episcopados como uma verdadeira semeadura de virtude cristã. Dele floresceram para a Igreja dois relevantes servidores, os santos Conrado, bispo de Salzburg, e Oto, bispo de Freising.
A sua vida privada foi similar e digna dos ascetas, por isso era chamado de "o Pio". Os quarenta anos do seu reinado foram justos e prósperos, apesar de ter guerreado contra os húngaros, os quais conseguiu expulsar. Sob seu comando, a cidade de Viena converteu-se em sede da Corte e em porto de grande importância. Ganhou o amor e o respeito do seu povo como governante hábil, firme, honrado, e caridoso, que o apelidou carinhosamente de "pai dos pobres".
Com a morte de seu cunhado, Henrique V, foi proposto como imperador da Alemanha. Mas Leopoldo recusou, entendendo que não lhe cabia por direito real, e ficou na Áustria com o seu povo. Como grande benfeitor da Igreja, a sua constante preocupação foi fundar e aparelhar igrejas e mosteiros. Ajudou, generosamente, o Mosteiro de Melk, sua cidade natal, e fundou o de Neuburg, em Viena, onde, depois, foi sepultado.
Mas a sua maior inspiração foi à fundação do mosteiro beneditino, a partir do que antes era uma simples capela dedicada à Virgem Maria. O local depois se tornou o Santuário de Mariazell, hoje famoso como o mais antigo e mais importante santuário mariano de toda a Áustria. Rota constante dos mais simples peregrinos, onde se incluíram sempre os reis e os imperadores que iam para pedir, honrar e agradecer à Virgem Santíssima a sua proteção ao seu povo, a exemplo do seu fundador, rei Leopoldo III, fiel devoto de Maria.
Morreu em Viena, com fama de santidade, no dia 15 de novembro de 1136, em meio a forte comoção popular. Foi canonizado, em 1486, pelo papa Inocêncio VIII. São Leopoldo, o Pio, é o padroeiro da Áustria e sua festa é comemorada nacionalmente.
English=
Reading (Rev. 1.1-4, 2.1 to 5)
Reading the Book of Revelation of St. John
1 The Revelation of Jesus Christ, who has been entrusted by God to show his servants what must happen soon. He, in turn, through his angel, sent his servant John,
2 which attests, the word of God, the testimony of Jesus Christ and everything he saw.
3 Happy readers and listeners to observe the things written in it, because time is near.
4 John to the seven churches which are in Asia: Grace to you and peace from Him who is and who was and who comes from the seven spirits who are before his throne
When an angel of the church of Ephesus write: These things says He who holds the seven stars in his right hand, who walketh in the midst of seven golden candlesticks.
2 I know thy works, your labor and your patience: you can not tolerate the bad, you have tested those who call themselves apostles and are not and have found them false.
3 Do you have perseverance, suffered by my name and have not grown weary.
4 But I have against you that cools your first love.
5 Remember therefore from whence thou art fallen. Repent and return the first works. Otherwise, I will come and remove your lampstand from its place, except thou repent.
Word of the Lord.
Responsorial Psalm 1
The winner will grant to eat of the tree of life!
Blessed is everyone who does not walk
as the counsel of the wicked;
do not get in the way of the wicked,
or next to the scoffers will sit;
but finds its joy in God's law
and to meditate day and night without ceasing.
Behold, he is like a tree,
that the edge of the stream is planted;
she always gives its fruit in its season,
and its leaves will never wither.
Behold, everything he does will prosper.
But quite different is the fate of the wicked.
Instead, they are equal to the dry straw
scattered and dispersed by the wind.
For God watches over the path of the elect,
but the road leads to death of the wicked.
Gospel (Luke 18.35-43)
Alleluia, alleluia, alleluia.
I am the light of the world: he that follows me will not walk into the darkness, but have the light of life (Jn 8:12).
Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to Luke.
35 As he approached Jesus to
36 he heard the crowd going by, he asked what was.
37 They replied: It is Jesus of Nazareth was passing by.
38 And he cried: Jesus, son of David, have mercy on me!
The 39 that were in front rebuked him harshly to be quiet. But he shouted even stronger: Son of David, have mercy on me!
40 Jesus stopped and commanded him to be brought. When he came near, he asked him:
41 What do you do that? And he said, Lord, I see.
42 Jesus said unto him, Behold! Thy faith hath made thee whole.
43 And immediately he received his sight and followed Jesus, glorifying God. Witnessing this, all the people giving glory to God.
Word of Salvation.
Holy Day =
November 15
St. Albert the Great | St. Leopold III
St. Albert the Great
One is full of virtues, knowledge, wisdom and unwavering faith, great in every way. Dominican friar, preacher eloquent, masterful teacher of natural sciences and the tenets of the faith, author, founder, bishop, and finally, Doctor of the Church. Yes, these skills belong to
The great philosopher and theologian who has dedicated his life to the tireless pursuit of the encounter between science and faith, and that stood out mainly by the humility and charity. He wrote more than twenty-two works on theology and natural sciences - such as philosophy, chemistry, physics, and botany - in addition to numerous treatises on the practical arts - such as weaving, navigation, agriculture, was above all a profound observer and lover of nature. For all that, life was still called "the Great" by his contemporaries.
However, still young, almost gave up religious life, he felt difficulty in understanding the study of theology. But according to him, it was Our Lady who did persevere. Devoted to the Virgin Mary, during the prayers she would have advised not to give up, because if it did, little by little the gifts he had received it would be taken. Since then, he said: "My intention is last in the science of God." And without doubt, the quick and easy as learning everything and clarity with which he preached, taught and explained, were divine gifts.
Born in
At sixteen, went to the University of Padua, Italy, where under the tutelage of Mary, completed graduate studies. In 1229, he became a Dominican friar preacher. She taught in the main centers of European culture of his time,
In 1254, elected provincial superior of his order in
In 1260 he was appointed bishop of
Three years before his death,
St. Leopold III
Among the ancestors of nearly all the royal houses always appears the figure of a saint celebrated. São Leopoldo is a good example, having his name become common among the ruling of
Belonged to the royal house of
It was an example of King Christian, husband and father. In 1096, succeeded his father as Leopold III, and took the kingdom when the country was becoming a major European power. He married the sister of King Henry V of
His private life was similar, and worthy of the monks, so it was called "the Pious". The forty years of his reign were fair and prosperous, despite having warred against the Hungarians, who managed to expel. Under his leadership, the city of
With the death of his brother, Henry V, was proposed as emperor of
But his biggest inspiration was the founding of the Benedictine monastery, from what was once a simple chapel to the Virgin Mary.The site later became the shrine of Mariazell, known today as the oldest and most important Marian shrine in all of
He died in
Nenhum comentário:
Postar um comentário