sábado, 3 de abril de 2010

O Santo e Grande Sábado. (Desceu a Mansão dos Mortos.)



O segundo dia do Tríduo pascal, o Sábado Santo, é o único dia do ano sem liturgia: um dia vazio, um dia em que a história jaz no túmulo do Senhor. Contudo, nossa Profissão de Fé – o Credo – afirma que o Senhor “foi crucificado, morto e sepultado”; da sepultura ele “desceu à mansão dos mortos (aos infernos)”; e depois, “ressuscitou ao terceiro dia”. A espiritualidade litúrgica ocidental praticamente faz do Sábado Santo um dia de silêncio, de ornamentação das igrejas, deixando Jesus abandonado no sepulcro. Um dia sem sentido.

Será que Deus Pai, que declarou a Jesus “Tu és meu Filho, em ti encontro minha alegria” (Mc 1,11), o abandonou? Será que o grito de Jesus “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mc 15,34) encontrou resposta apenas no terceiro dia?
A derrota na cruz é a vitória da Cruz

Os Santos Pais da Igreja e a liturgia do Oriente meditam e celebram a realidade do “desceu aos infernos”. Deus não abandonou seu Filho, pois logo o ressuscitou no Espírito e ele, segundo o Credo, “desceu à mansão dos mortos”, antes do Aleluia da ressurreição.

Num hino litúrgico, Santo Epifânio ensina: “Hoje há um grande silêncio na terra: o Senhor morreu na carne e desceu para destruir o reino dos infernos. Foi procurar Adão, o primeiro pai, como a ovelha perdida. O Senhor desce e visita aqueles que jazem nas trevas e na sombra da morte”. Um hino de Efrém o Sírio, canta: “Aquele que disse a Adão ‘Onde estás?’ desceu aos infernos à procura dele, encontrou-o, chamou-o e lhe disse: ‘Vem, tu que és à minha imagem e semelhança! Eu desci onde tu te encontras para novamente levar-te à terra prometida’”. E reza a Liturgia siríaca: “Tu, Senhor Jesus, guerreaste com a morte durante os três dias de morada no túmulo, semeaste a alegria e a esperança entre aqueles que habitam os infernos”.

Às 15 horas da Sexta-feira santa (9 de abril do ano 30) deu-se a segunda descida do Senhor. Pela Encarnação, ele desceu e veio habitar a carne, a cultura, a história humana. Pela Morte ele continua a descida, total: às profundezas da morte, aos abismos do coração humano, ao interior da criação. Satanás viu na Cruz a arma da derrota definitiva de Deus. Cristo, porém, com essa mesma Cruz, enfrenta Satanás em todas as esferas onde ele construiu seus ninhos e o derrota definitivamente. Com sua morte, Cristo derrotou a Morte e libertou todos aqueles que lhe eram prisioneiros, iniciando por Adão e Eva. A mesma pergunta que o Pai fez no Paraíso ‘Adão, onde estás?’ Cristo faz no reino da Morte e Adão lhe reconhece a voz: a voz da Vida, a voz que ele escutava no Paraíso.

A descida à mansão dos mortos torna-se salvação de todo o cosmos: Cristo desce ao coração da terra, no coração da criação, nas zonas infernais que ocupam as profundezas humanas. É agora o Senhor dos seres celestes, terrestres e subterrâneos! (cf. Fl 2, 10-11).
Cristo continua a descer nos abismos humanos

O santo e grande Sábado continua, pois a criação tem o indescritível poder de lutar contra a Cruz, colocar-se do lado de Satanás. São os tempos históricos em que fazemos a pergunta ‘Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?’. E Deus responde: ‘Meu filho, meus filhos, por que me abandonaram?’. Não é Deus quem se ausenta: é o homem que se ausenta de Deus. Olhando a história que nos cerca podemos até dizer que os inocentes continuam a obra redentora. São eles os que mais amargam as conseqüências do pecado no mundo. Os pobres do mundo perenizam o grito da Cruz, oferecendo-se como vítimas de expiação. Continua o grande Sábado dos camponeses brasileiros, da infância abandonada, tempos esses misteriosos e que convidam ao ateísmo, pois a corrupção política, a grilagem de terras, o tráfico combatem a Cruz com a Cruz. Em nome de Deus querem matar Deus em seus filhos! O grande Sábado cósmico da poluição, do desmatamento, da destruição da natureza.

O grande Sábado é santo: Cristo continua e continuará penetrando os abismos de nosso egoísmo, de nossa história, de nossos sistemas opressores, penetrando os abismos de nossas Igrejas que da Cruz tiram o Sangue e a Oferenda e a revestem de ouro, sedas, honras e lucros. Para manter “nossas obras”, no altar se recebem oferendas que chegam manchadas pelo sangue de filhos explorados e as apresentamos como anúncios de um mundo convertido.

O grande Sábado é silencioso e santo. O primeiro som a ser escutado após seu silêncio será o som do “Aleluia!”. Aqueles que deixaram o Senhor combater Satanás no mais íntimo de seu ser gritarão, exultantes: “Aleluia! Exulte o céu e a terra! O Senhor ressuscitou!”. Num dia, esse canto será cósmico e eterno.


English:


The Holy and Great Saturday.
The second day of the Easter Triduum, Holy Saturday, is the only day of the year without liturgy: an empty day, a day when the story lies in the tomb of the Lord. However, our Profession of Faith - the Creed - says the Lord "was crucified, dead and buried" the grave he "descended into hell (to hell)," and then "raised on the third day." Western liturgical spirituality of Holy Saturday is practically a day of silence, the decoration of churches, leaving abandoned Jesus in the tomb. A day without substance.

Does God the Father, Jesus declared that "You are my Son, in thee I find my joy" (Mark 1:11), abandoned? Did Jesus' cry "My God, my God, why hast thou forsaken me?" (Mark 15:34) found only response on the third day?
The defeat on the cross is the victory of the Cross

The Holy Fathers of the Church and the liturgy of the East meditate and celebrate the reality of "descended into hell. God did not abandon her son, because soon he was resurrected in the Spirit and, according to Creed, "descended into hell" before the Alleluia of the resurrection.

In a liturgical hymn, St. Epiphanius teaches: "Today is a great silence on earth: the Lord died in the flesh and came down to destroy the kingdom of hell. Went to Adam, the first parent, as the lost sheep. The Lord comes down and visit those who sit in darkness and the shadow of death. " A hymn of Ephrem the Syrian, sings: "He who said to Adam, 'Where are you?" Descended into hell in search of him, found him, called him and told him,' Come, you who are in my image and likeness! I went down where you will meet again to take you to the promised land '. " And prays the Syriac Liturgy: "You, Lord Jesus, wars with death during the three days of abode in the grave, sow the joy and hope among those who inhabit the underworld."

At 15 hours of Good Friday (April 9 to 30 years) gave up the second descent of the Lord. For the Incarnation, he descended and dwelt in flesh, culture, human history. For Death he continues to decline, total: the depths of death, to the depths of the human heart, inside the building. Satan on the Cross saw the weapon of God's definitive defeat. Christ, however, with this same Cross, faces Satan in all spheres where he built their nests and finally defeat. With his death, Christ defeated death and freed all those that were prisoners, beginning with Adam and Eve The same question that the Father did in Paradise 'Adam, where art thou? "Christ is the kingdom of Death and Adam will recognize the voice: the voice of Life, the voice he heard in Paradise.

The descent into hell becomes salvation of the whole cosmos, Christ descends into the heart of the land in the heart of creation, in areas occupied by the hellish depths humanities. Now is the Lord of celestial beings, land and underground! (Phil 2, 10-11).
Christ continues to go down in the depths human

The Sabbath is still holy and great, because the creation has the indescribable power of fighting against Cruz, put yourself on the side of Satan. These are historic times in which we ask the question, 'My God, my God, why hast thou forsaken me? ". And God answers, 'My son, my children, who abandoned me? ". It is not God who is absent: the man who is away from God. Looking at the history that surrounds us can even say that the innocent continue the redemptive work. They are the more sour the consequences of sin in the world. The world's poor perpetuate the cry of the Cross, offering themselves as victims of expiation. Keep up the great Saturday of Brazilian peasants, of abandoned children, those times mysterious and inviting to atheism, because the political corruption, land grabbing, trafficking fight the Cross with the Cross. In the name of God want to kill God in your children! The great cosmic Saturday pollution, deforestation, destruction of nature.

The great Sabbath is holy, Christ and will continue penetrating the depths of our selfishness, our history, our systems of oppression, penetrating the abysses of our churches that take the Cross and the Blood Offering lining and gold, silks, honors and profits . To keep "our works" at the altar to receive gifts that arrive stained by the blood of children explored and presented as listings of a world converted.

The big Saturday is silent and holy. The first sound to be heard after his silence is the sound of "Hallelujah." Those who left the Lord fight Satan in the depths of his being cry exultantly: "Hallelujah! Exult heaven and earth! The Lord is risen. " One day, this song is cosmic and eternal.

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