sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Você pede as crianças para comprarem seus cigarros?

Na Indonésia, menino de oito anos fuma dois maços de cigarro por dia.


Fumantes ainda pedem para crianças comprarem cigarro, mesmo sabendo da proibição.
Apesar de parecer um hábito do passado, muitos pais fumantes ainda pedem para que os filhos comprem os maços de cigarros.

O ECA – Estatuto da Criança e Adolescente é bem claro, 0 art. 81, I e II,  dispõe que é proibida a venda de bebidas alcoólicas e de produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, à criança e ao adolescente. 
O art. 243 do ECA tipifica como criminosa a conduta de quem vende, fornece, ministra ou entrega, de qualquer forma, à criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida. 
A sanção para este crime é de seis meses a dois anos de detenção, além de multa.
Noutras palavras, é proibido vender bebidas alcoólicas e cigarros à criança e ao adolescente porque estes produtos têm componentes que causam dependência física e psíquica. Não obstante a proibição legal, cigarros e bebidas alcoólicas são vendidos a crianças e adolescentes em bares, mercados, supermercados, hipermercados, lanchonetes, clubes sociais, boates, campos de futebol, enfim aqueles que exploram a venda destas drogas, em regra, não respeitam as normas legais proibitivas, que são absolutamente claras, contribuindo para que jovens se tornem viciados e dependentes. 

Veja o que constatou o American Cancer Society  em pesquisa realizada  nos Estados Unidos:
 Pesquisadores colocaram 120 crianças de 2 a 6 anos de idade para fazer compras num supermercado de miniatura com 133 produtos simulando itens comumente encontrados nos supermercados como frutas, vegetais, carnes, comidas prontas, pães, produtos de limpeza, bebidas, cigarros, etc.
O resultado foi que 28,3% das crianças compraram cigarros, 61,7% compraram bebidas alcoólicas e 24% das crianças compraram os dois (álcool e tabaco). O motivo mais alegado pelas crianças em entrevista posterior à compra foi o de preparar um jantar ou uma festa para suas amigas bonecas.
Os pesquisadores ficaram surpresos ao perceber que crianças de dois e três anos estão muito mais conscientes acerca do cigarro e do álcool do que se imaginava, e que a percepção delas a respeito destas substâncias é de algo prazeroso e essencial em situações de convívio social, após as refeições ou após um dia cansativo de trabalho.
As crianças filhas de fumantes fizeram quatro vezes mais compras de cigarros do que as filhas de não fumantes. Mas o fato de crianças de pais não fumantes também comprarem cigarros e bebidas alcoólicas aponta para a realidade de que as crianças estão sendo expostas ao comportamento de todos os adultos e não só ao de seus pais.
Os pesquisadores concluíram que o comportamento e mensagens (positivas e negativas) dos adultos, principalmente dos pais, exercem forte influência sobre as crianças.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VEJA Como a mídia mostra as pessoas que tem vocação para Freira e Padre: Qual a sua opinião? Deixe seu recado

Nossas freiras e padres não tem mesmo muita vaidade mais a beleza deles e delas transcende a qualquer estereótipo.
Leia a reportagem:



Juliana Lohmann voltará à TV em 'Joia rara' com uma aparência bem diferente. Para interpretar Belmira, jovem recatada que pensa em virar freira, ela surgirá com cabelos escuros e presos, com a sobrancelha por fazer e rosto sem maquiagem.
- É um show de horror - brinca a atriz, que adorou a caracterização. - Me ajuda a entrar no mundo da personagem. Ela é introvertida, tem dificuldade de lidar com os meninos, não sabe sensualizar como as vedetes e não quer saber do cabaré, embora os pais sejam muito ligados a ele. Busca uma saída na religião.
A equipe de maquiagem cola fio por fio para fazer a sobrancelha grossa na atriz. Juliana acredita que ficará mais exposta aparecendo em cena sem pintura no rosto.
- É esquisito gravar de cara limpa, pois nem mesmo o padeiro me vê assim. Para sair, mesmo que rapidamente, uso um corretivo pelo menos. Mas sou muito tranquila em relação à vaidade. Como atriz, não posso me preocupar com isso - avalia ela, que tem frequentado missas e lido sobre religião por causa do papel na novela das 18h.
Que horror de opinião, nossos padres e freiras não são feios e nem muitop menos descuidados.
São pessoas que dão mais atenção a vida e necessidadesdos outros do que a deles, existe algo de mais bonito do que isso?