sexta-feira, 31 de maio de 2013

PARAR DE FUMAR... QUAL É A SUA VERDADE?

Campanha do ex-fumante Celeiro da vida entre nessa já !


Baseado em uma pregação do Padre Léo, criamos a capanha do ex fumantes que querem que as outras pessoas também parem com este vicio maléfico!
Divulgue você também:
Todos nós sabemos dos malefícios do tabagismo. Há muitos meios que ensinam como vencer esse vício, porém nada convincente. Padre Léo em seu livro: "Viver com HIV", no capítulo: "A burrice do Tabagismo" nos ensina como parar de fumar. 
Trago aqui algumas considerações importantes desse capítulo:

"O cigarro é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas diferentes, sendo as mais conhecidas o monóxido de carbono, o alcatrão e a nicotina... Suas consequências: câncer de pulmão, esôfago, boca, garganta, laringe e bexiga; doenças cardíacas...As mulheres grávidas e fumantes correm o risco de aborto..."

Uns dizem que você não precisa de “força de vontade” para parar de fumar. Padre Léo discorda, e diz que é preciso determinação: "Com Jesus, tome a decisão. Depois marque um dia e torne essa decisão pública. Isso ajuda numa possível recaída. Aliás, se acontecer a recaída, levante outra vez. O importante é não desistir"

Fumo, Cigarro e Suas Conseqüências
    O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
     A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.
      Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.

O Que Vai no Cigarro
     Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.



O Que Há por Trás do Cigarro
     No mundo todo, três milhões de pessoas por ano -seis por minuto- morem por causa do fumo, segundo o livro Mortality From Smoking in Developed Countries 1950-2000, publicado em conjunto pelo Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, da Grã-Bretanha, pela OMS(Organização mundial de Saúde) e pela Sociedade Americana do Câncer. Essa análise das tendências mundiais com relação ao fumo, a mais abrangente até a presente data, engloba 45 países. “Na maioria dos países”, adverte Richard Peto, do Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, “o pior ainda está por vir. Se persistirem os atuais padrões de tabagismo, quando os jovens fumantes de hoje chegarem à meia-idade ou à velhice, haverá cerca de 10 milhões de mortes por ano causadas pelo fumo - uma morte a cada três segundos.
     O fumo é diferente de outros perigos”, diz o Dr. Alan Lopez, da OMS. “Termina matando um em cada dois fumantes”. Martin Vessey, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford, diz algo parecido: “Essas constatações no período de 40 anos levam à terrível conclusão de que metade de todos os fumantes terminará morrendo por causa desse hábito – uma idéia muito aterradora.” Desde a década de 50,60 milhões de pessoas morreram por causa do fumo. Essa idéia é muito aterradora também para a indústria do tabaco. Se todo ano, no mundo todo, três milhões de pessoas morrem por motivos ligados ao fumo, e muitas outras param de fumar, então todo ano é preciso encontrar três milhões de novos fumantes.
      Uma fonte de novos fumantes surgiu por causa do que a indústria do tabaco aclama como liberação das mulheres. O fumo entre as mulheres é fato consumado já por alguns anos nos países ocidentais e agora está ganhando terreno em lugares em que se via nisso um estigma. Os fabricantes de cigarro pretendem mudar tudo isso. Querem ajudar as mulheres a comemorar a prosperidade e a liberação recém – conquistadas. Marcas especiais de cigarro que alegam ter baixos de nicotina e alcatrão engodam as mulheres que fumam e que acham esse tipo de cigarro menos prejudicial. Outros cigarros são perfumados ou então são longos e finos – o visual que as mulheres talvez sonhem conseguir fumando. Os anúncios de cigarro na Ásia apresentam modelos orientais, jovens e chiques, elegante e sedutoramente vestidas no estilo ocidental.

      No entanto, o saldo de mortes relacionadas com o fumo ganha terreno, junto com a “liberação” feminina. O número de vítimas de câncer de pulmão entre as mulheres dobrou nos últimos 20 anos na Grã-Bretanha, no Japão, na Noruega, na Polônia e na Suécia. Nos Estados Unidos e no Canadá, os índices aumentaram 300%. “Você percorreu um longo caminho, garota!”, diz um anúncio de cigarro. Alguns fabricantes de cigarro têm sua própria estratégia. Certa empresa nas Filipinas, país predominantemente católico, distribuiu calendários gratuitos em que logo abaixo da imagem da Virgem Maria aparecia, descaradamente, o logotipo do cigarro.
      “Nunca tinha visto nada igual”, disse a Dra.Rosmarie Erban, conselheira de saúde da OMS, na Ásia. “Estavam tentando relacionar o ícone ao fumo, para que as mulheres filipinas não se sentissem culpadas diante da idéia de fumar.” Na China, calcula-se que 61% dos homens adultos fumam, contra apenas 7% das mulheres. Os fabricantes ocidentais de cigarro estão de olho na “liberação” dessas belas orientais, milhões das quais por muito tempo foram privadas dos “prazeres” desfrutados pelas glamorosas ocidentais. Mas há uma pedra enorme no caminho: o fabricante estatal de cigarro supre o mercado com a maior parte do produto.

      As empresas ocidentais, porém, estão gradualmente conseguindo abrir as portas. Com oportunidades limitadas de publicidade, alguns fabricantes de cigarro procuram preparar o terreno para ganhar futuros clientes à surdina. A China importa filmes de Hong Kong, e em muitos deles os autores são pagos para fumar – um marketing sutil! Em vista do aumento das hostilidades em seu próprio país, a próspera indústria norte-americana do tabaco está estendendo seus tentáculos para aliciar novas vítimas. Os fatos mostram que os países em desenvolvimento são seu alvo, não importa o custo em vidas humanas.
      No mundo todo as autoridades sanitárias soam o alarme. Algumas manchetes: “África combate nova praga: o fumo.” “Fumaça vira fogo na Ásia enquanto o mercado tabagista dispara.” “Índices de consumo de cigarro na Ásia causarão epidemia de câncer.” “A nova batalha do Terceiro Mundo é contra o fumo” O continente africano tem sido castigado por secas, por guerras civis e pela epidemia da AIDS. No entanto, diz o Dr.Keith Ball, cardiologista britânico, “com exceção da guerra nuclear ou da fome, o fumo é a maior ameaça para a saúde da África no futuro”.
      Gigantes multinacionais contratam lavradores para cultivar tabaco. Estes derrubam árvores cuja madeira é extremamente necessária para cozinhar, aquecer ambientes e construir casas e a usam como combustível para a cura do tabaco. Cultivam lucrativas plantações de tabaco em vez de produtos alimentícios menos lucrativos. Os africanos pobres geralmente gastam grande parte de sua escassa renda em cigarro. As famílias africanas definham, desnutridas, enquanto os cofres dos fabricantes ocidentais de cigarro engordam com os lucros.

A Praga se Espalha Pelo Mundo
     A África, a Europa Oriental e a América Latina são o alvo dos fabricantes ocidentais de cigarro, que vêem nos países em desenvolvimento uma gigantesca oportunidade comercial. Mas a populosa Ásia é de longe a maior mina de ouro de todos os continentes. Só a china atualmente tem mas fumantes do que toda a população dos Estados Unidos – 300millhões. Eles fumam o total assombroso de 1,6 trilhão de cigarro por ano, um terço do total consumido no mundo!

“Os médicos dizem que as implicações do estouro do fumo na Ásia são nada menores que aterradoras”, diz o jornal New York Times Richard Peto calcula que, dos dez milhões de mortes relacionadas com o fumo que se espera que ocorram todo ano nas próximas ou três décadas, dois milhões se darão na China. Cinqüenta milhões de crianças chinesas hoje vivas podem vir a morrer de doenças ligadas ao fumo, diz Peto. O Dr.Nigel Gray resumiu isso nas seguintes palavras: “A história do fumo nas últimas cinco décadas na China e na Europa Oriental condena esses países a uma grande epidemia de doenças ligadas ao fumo.

     “Como pode um produto que é a causa de 400 mil mortes prematuras por ano nos EUA, um produto que o Governo norte-americano quer a todo custo que seus cidadãos deixem de consumir, de repente tornar-se diferente fora das fronteiras americanas!”, perguntou o Dr.Prakit Vateesatokit, da Campanha Antifumo da Tailândia. “Será que a saúde se torna irrelevante quando o mesmo produto é exportado para outros países?.
      A próspera indústria de tabaco tem no governo dos Estados Unidos um aliado poderoso. Juntos lutam para ganhar terreno no exterior, especialmente nos mercados asiáticos. Por anos os cigarros americanos foram impedidos de entrar no mercado do Japão, Taiwan (Formosa), Tailândia e outros países, porque alguns desses governos tinham seus próprios monopólios sobre produto do tabaco. Grupos antifumo protestam contra as importações, mas a administração norte-americana usou uma arma persuasiva: tarifas punitivas .

      A partir de 1985, sobre intensa pressão do Governo dos Estados Unidos, muitos países asiáticos abriram as portas, e os cigarros americanos estão invadindo o mercado. As exportações americanas de cigarro para a Ásia aumentaram 75% em 1988.
      Talvez as vítimas mas trágicas da competitividade no mundo do fumo sejam as crianças um estudo divulgado na revista The Journal of the American Medical Association diz que “as crianças e os adolescente constituem 90% de todos os novos fumantes.
      Um artigo na revista U.S.News & Would Report calcula em 3,1 milhões a quantidade de fumantes adolescente nos Estados Unidos. Todo dia, 3.000 jovens começam a fumar – 1.000.000 por ano. A publicidade de certo cigarro apresenta a imagem de um personagem de desenhos animados, muitas vezes com um cigarro na boca, um camelo que adora se divertir e vive atrás dos prazeres da vida. Essa publicidade é acusada de engodar crianças e adolescentes, tornando-os escravos da nicotina, antes que compreendam os riscos para a saúde. Em apenas três anos de divulgação dessa publicidade, o fabricante teve um aumento de 64% nas vendas para adolescentes. Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Geórgia (EUA) constatou que 91% das crianças de seis anos de idade que foram avaliadas conheciam esse camelo fumante.

      Outro personagem muito conhecido no mundo do cigarro é o cowboy machão, despreocupado, cuja mensagem, nas palavras de um rapaz, é: “quando você está fumando, ninguém o segura”. Consta que o produto de consumo mais vendido no mundo é um cigarro que controla 69% do mercado entre os fumantes adolescentes e que a marca que mais investe em publicidade. Como um incentivo a mais, todo maço traz cupons que podem trocados por jeans, bonés e roupas esportivas do gosto da moçada.
      Reconhecendo o tremendo poder da publicidade, grupos antifumo conseguiram que se proibissem em muitos países os anúncios publicitários de cigarro na televisão e no rádio. Mas um jeito que os espertos anunciantes de cigarro acharam de driblar o sistema foi colocar outdoors em pontos estratégicos em eventos esportivos. É por isso que numa partida de futebol televisionada para uma grande audiência de jovens talvez apareça, em primeiro plano, a imagem do jogador favorito desses telespectadores, prestes a fazer uma jogada, e em segundo plano, sorrateiramente, um enorme outdoor.

      Aqui no Brasil, a minissérie Presença de Anita , chamou a atenção aos vários cigarros consumidos pela protagonista de apenas 18 anos. A representação foi tamanha, ao ponto da própria atriz tornar-se dependente. A mensagem descarada é que fumar dá prazer, boa forma, virilidade e popularidade. “Onde eu trabalhava”, disse um consultor de publicidade, “tentávamos de tudo para influenciar a garotada de 14 anos a começar a fumar”. Os anúncios na Ásia apresentam ocidentais atléticos, saudáveis e cheios de juventude, divertindo-se a valer em praias e quadras esportivas – fumando, é claro. “Top models e estilos de vida ocidentais criam padrões glamorosos a imitar”, comentou um informe de marketing, “e os fumantes asiáticos nunca se fartam disso”.

Não Fumantes em Risco
Você mora, trabalha ou viaja com fumantes inveterados? Então talvez corra o risco ainda maior de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas. Um estudo realizado em 1993 pela Agência para Proteção do Meio ambiente (EPA, em inglês) concluiu que a fumaça de cigarro no ambiente é um carcinógeno do Grupo A, o mais perigoso. O relatório analisou exaustivamente os resultados de 30 estudos da fumaça produzidas pelo cigarro em repouso e da fumaça expelida depois de tragada.
      A EPA diz que a inalação passiva da fumaça de cigarro é responsável pelo câncer de pulmão que mata 3.000 pessoas todo o ano nos Estados Unidos. A Associação Médica Americana confirmou essas conclusões, em junho de 1994, com a publicação de um estudo que revela que as mulheres que nunca fumaram, mas que inalam fumaça de cigarro no ambiente, correm um risco 30% maior de contrair câncer de pulmão do que outras pessoas que também nunca fumaram.

      No caso das crianças pequenas, a fumaça de cigarro resulta em 150.000 a 300.000 casos anuais de bronquite e pneumonia. A fumaça agrava os sintomas de asma em 200.000 a 1.000.000 de crianças todo o ano nos Estados Unidos. A Associação Cardíaca Americana calcula que ocorram, todo o ano, 40.000 mortes por doenças cardiovasculares causadas pela fumaça de cigarro no ambiente. Um levantamento feito pela equipe de José Rosember, pneumologista brasileiro, avaliou os efeitos do tabagismo na saúde de 15 mil crianças entre zero e um ano. Nas famílias em que o pai fuma, cerca de 25%das crianças apresentou problemas respiratórios. Quando a mãe é fumante o número passa para 49%, pois ela tem mais contato com

Em 2002, o governo brasileiro estampará nos maços de cigarro, imagens e alertas aterradores, como por exemplo uma doente grave aparecendo num leito de hospital com câncer de pulmão. Terá também imagens de crianças prematuras para alertar o fumo durante a gravidez e frases de efeito como “Fumar causa impotência sexual”. Será a maior ofensiva contra os mais de 30 milhões de viciados, que segundo o Ministério da Saúde mata 80 mil brasileiros por ano.
      Mas, para quem quer se livrar da dependência, a medicina está trazendo tratamentos desde terapias e antidepressivos até chicletes e adesivos de nicotina. Já existem várias alternativas contra o cigarro, segundo o psiquiatra Montezuma Ferreira, do Ambulatório de Tabagismo do Hospital das Clínicas de São Paulo “Hoje é mais fácil parar de fumar”.

     Algumas dessas alternativas se baseiam na reposição de nicotina. O fumante é poupado dos efeitos da interrupção repentina do hábito, como a irritabilidade. Então, se oferece ao corpo a nicotina mas em doses menores até que ele dispense a substância, como é o caso do chiclete e do adesivo de nicotina. Há outros tratamentos que usam antidepressivos, com bupropriona (Zyban, da empresa Glaxowellcome). Mas ainda não se sabe como ele funciona contra a dependência. Acredita-se que a droga aumente o efeito de substâncias como a seretonina e a dopanina. Assim, o fumante teria as mesmas sensações de bem-estar causadas pela nicotina. Porém, esses tratamentos são recomendados para pacientes que fumam mais de quinze cigarros por dia, ou seja, um alto grau de dependência.

     Há até técnicas para quem, durante o tratamento, sente um desejo incontrolável de fumar. Trata-se de um sray de nicotina. Ao bater aquela vontade de tragar, o fumante pode borrifar um pouco do líquido no nariz. Mas esse produto só existe nos Estados Unidos. Já descobriu-se que o cérebro possui receptores de nicotina, espécies de fechadura localizadas nas células nas quais o composto se encaixa. A partir daí começam a ser liberadas no corpo substâncias como a seretonina, catecolamida e dopamina. Elas estão envolvidas no processamento de sensações como bom-humor e relaxamento. Com o tempo, o corpo se acostuma com a nicotina e precisa cada vez mais dela para sentir as mesmas coisas. Está consolidada a dependência.
      Sabe-se também que além da nicotina, o outro vilão é o alcatrão. Ele causa alterações nas células que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer como o de pulmão e o de boca.




Testemunho de ex-fumante:
É com muito prazer que digo isto hoje: "parei de fumar" já fez 2 anos que tirei isto de minha vida. Hoje eu digo isto, mas quem fuma não pensa assim porque eu não pensava infelizmente, nunca estive tão bem rs. Quando eu fumava tudo era motivo para fumar felicidade, dor, problemas, tristeza, enfim tudo, mas hoje eu me pergunto: resolvia alguma coisa os cigarros que eu fumava a não ser fazer mal a mim mesma??? E o mal cheiro que ficava em meu corpo, roupa, suor... Sabe, não foi fácil mas graças a Deus me libertei disto e digo vale a pena você tentar sofrer e deixar isto para trás, afinal, nossa mãe, a gente deixa não é verdade!!! boa sorte

Valnei Mendes Martins






quarta-feira, 29 de maio de 2013

Homem que ajudou dentista queimado no interior de SP, declarou emocionado que foi de cortar o coração o que viu.


Uma testemunha que encontrou o dentista Alexandre Peçanha Gaddy queimado na segunda-feira (27) em São José dos Campos (97 km de SP) disse, em depoimento à polícia, que a vítima o profissional contou que os ladrões se irritaram após ele ter sacado um celular do bolso e, por isso, atearam fogo nele.

A testemunha disse: "Achei que era um assalto. Entrei na clínica, porque o sujeito gritava 'socorro, socorro, me ajuda', e quando vi, chamei um PM vizinho amigo meu e voltamos. Aí a enfermeira estava ajudando a atendê-lo", declarou. "Foi uma judiação o que fizeram, foi muita brutalidade, coisa de cortar o coração. Não dormi a noite toda com essa imagem na cabeça", desabafou o polidor.

De acordo com o delegado Leon Ribeiro, a testemunha --uma mulher que não quer ser identificada-- conversou com o dentista enquanto aguardava o socorro.

Ainda segundo a testemunha, o dentista, que continua internado em estado grave, contou que uma dupla encapuzada entrou em seu consultório para roubá-lo.

Por volta das 21h de segunda-feira (27), Gaddy, 41, estava sozinho no consultório, após o expediente, quando os criminosos entraram. Segundo a versão apresentada por essa testemunha, eles teriam levado Gaddy ao banheiro, amarrado o dentista em uma cadeira e ateado fogo.

No banheiro, a polícia encontrou uma garrafa de álcool vazia e um isqueiro, além de documentos e cartões do dentista queimados no lixo.

A secretária do consultório também já foi ouvida pela polícia. Ela contou que saiu do trabalho às 17h30 e que o álcool usado na ação era do próprio consultório.

Segundo o delegado seccional, a polícia já obteve as imagens de uma câmera do COI (Centro de Operações Integradas), da prefeitura, e está trabalhando para melhorá-las, a fim de usá-las na identificação de possíveis suspeitos.

Esse é o segundo caso neste ano em que criminosos ateiam fogo em dentistas após tentativas de assalto a consultórios no Estado de São Paulo.

No dia 25 de abril, a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza foi morta no consultóriodela, na rua Copacabana, Jardim Anchieta, em São Bernardo do Campo (Grande SP). Ela também teve o corpo incendiado com álcool. A vítima morreu no local. Segundo a polícia, ela foi morta pois tinha apenas R$ 30 na conta bancária.
Os quatro criminosos foram presos na mesma semana que ocorreu o crime. Entre os assaltantes estava um adolescente de 17 anos que confessou à polícia ter ateado fogo na vítima.





sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gripe H1N1, ou influenza A , DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR



A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Diagnóstico
Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.

Vacina
A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios quepode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicaçõesgraves em muitos casos.
Existe ainda uma vacina com ação trivalente, poisimuniza contra o H1N1e o H3N2 dainfluenza A e contra o da influenza B.
É bom lembrar que avacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

Tratamento
É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.

Recomendações
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

English:


 H1N1 flu, or influenza A, TIPS AND RECOMMENDATIONS TO PREVENT
The H1N1 flu, or influenza, is caused by the virus H1N1 of influenza type A. It is the result of the combination of gene segments of the human flu virus, the avian flu virus and swine influenza virus, which infected pigs simultaneously.The incubation period ranges from 3 to 5 days. Transmission can occur before symptoms appear. It is through direct contact with animals or with contaminated objects and person to person, by air or by particles of saliva and respiratory secretions. Recent experiments indicate that this virus is not as aggressive as previously thought.According to WHO and CDC (Center for deseases Control), a center for disease control in the United States, there is no risk of the virus being transmitted through eating pork, because it will be eliminated during cooking at high temperature ( 71 degrees Celsius).SymptomsThe symptoms of H1N1 flu are similar to those caused by other influenza viruses. However, the person requires special care to present high fever, above 38 º, 39 º, a sudden onset of muscle pain, headache, neck and joint pain, eye irritation, cough, runny nose, tiredness and loss of appetite. In some cases, vomiting and diarrhea may occur.DiagnosisLaboratory tests are quick to reveal if the person has been infected by a virus of influenza. In the case of H1N1, as it is a new strain, the result takes approximately 15 days. However, in the United States have been developed "kits" for diagnosis, which accelerate the process of identifying H1N1.VaccineThe vaccine against influenza type A is made with the virus (H1N1) disease inactive and fractionated. Side effects are insignificant compared to the benefits quepode bring prevention of a disease subject to complicaçõesgraves in many cases.There is also a vaccine that works trivalent poisimuniza H1N1e against the H3N2 A and dainfluenza against influenza B.Remember that avacina seasonal flu that is currently being distributed in Brazil was prepared from a selection of virus subtypes representing threat before appearing H1N1 a new variant of influenza virus type A.TreatmentIt is of utmost importance to avoid self-medication. The use of drugs without medical supervision can facilitate the emergence of resistant strains The active medication oseltamivir and zanamivir, present in some cold medicine (Tamiflu and Relenza) and already used in the treatment of bird flu, have proven effective against H1N1 virus, especially if given within the first 48 hours following the onset of symptoms.RecommendationsTo protect yourself against infection or prevent transmission of the virus, the Center deseases Control (CDC) recommends:* Wash your hands often with soap and water or disinfect them with alcohol-based products;* Throw away the used disposable tissues to cover your mouth and nose when coughing or sneezing;* Avoid agglomerations and contact with sick people;* Do not bring your hands to the eyes, mouth or nose after touching objects in common use;* Do not share cups, utensils or personal items;* Suspend, as far as possible, travel to places where there are cases of the disease;* Seek medical attention if symptoms that can be confused with infection by influenza virus type A.

 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Declarado estado de catástrofe em Oklahoma, após gigantesco tornado.



Um tornado de grandes dimensões deixou nesta segunda-feira um rasto de destruição em Moore, nos arredores de Oklahoma City, no Sul dos Estados Unidos. Pelo menos 91 pessoas, incluindo 20 crianças, morreram, disse Amy Elliott, uma responsável dos serviços de saúde do estado, à televisão CNN. A casa Branca declarou o estado de catástrofe.
A dimensão dos estragos ainda não está completamente avaliada, mas as descrições apontam para o que pode ter sido um dos maiores tornados de sempre, com diâmetro superior a três quilómetros e velocidades de vento superiores a 300 km/hora.
Na escala Fujita, que mede a intensidade destes fenómenos meteorológicos, o tornado foi classificado como F4, segundo estimativas preliminares, embora esteja muito perto do nível mais alto. O que significa que se situa no segundo nível mais elevado desta escala, que vai de F0 (o menos intenso) ao F5 (o mais intenso). Um tornado F5 começa nos 322km/h.
Numa análise preliminar, as autoridades americanas estimam que o tornado tenha atingido os 321 quilómetros por hora. Em entrevista à BBC, o meteorologista Rick Smith, do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, afirmou: “É certamente o tornado mais poderoso com que já lidei nos meus 20 anos no serviço de meteorologia”.
A tempestade começou no domingo, dia em que se registaram dois mortos (dois septuagenários que viviam num parque de caravanas) e pelo menos 21 feridos.
Na segunda-feira, as autoridades afirmaram haver várias pessoas presas nos destroços. De acordo com o jornal The New York Times, um dos hospitais na região tinha recebido até às 17h48 locais (23h48 em Lisboa) 33 feridos, dez dos quais em estado grave e dez em estado crítico. O hospital está a antecipar a chegada de mais vítimas. 
As imagens mostram carros completamente destruídos e zonas inteiras cujos edifícios foram desfeitos pelo tornado. Pelo menos uma escola e um centro médico foram evacuados. No local estão autoridades de socorro, bem como voluntários.
Imagens de vídeo, publicadas no Youtube mostram a violência dos ventos e a dimensão do fenómeno.
Em 1999, diz a Reuters, um tornado causou a morte a 36 pessoas em Moore, cidade que volta agora a ser atingida.
Joe Jolly, um habitante de Moore, disse à rádio pública que o sítio onde mora parece "uma zona de guerra": "Praticamente não tenho casa", contou: "AInda estou em choque. Foi intenso, não sei o que dizer, foi terrível."


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Perdeu ou apagou suas fotos da máquina ou do celular? saiba como recuperar

Recuperamos  aquele cartão de memória com fotos deletadas, apagadas ou supostamente vazio da sua câmera digital ou celular. 

A satisfação de ter as fotos de minhas viagens para Itália e Nordeste do Brasil recuperadas foi indescritível disse o Sr Rogério Santos para nossa equipe de recuperação de fotos.


Se este problema também aconteceu com voce, não se preocupe a gente recupera. 
Entre já em contato: gigiomobile@hotmail.com


domingo, 5 de maio de 2013

Foi Beatificada em Minas Gerais , a Filha de escravos Nhá Chica.


Francisca de Paula de Jesus, ou "Nhá Chica", como é chamada por seus fiéis, foi beatificada pela Igreja Católica na tarde deste sábado, na cidade de Baependi (MG). A missa de beatificação foi presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano, e contou com a presença de autoridades do Vaticano, o governador de Minas, Antonio Anastasia e o secretário-geral da presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, que representou a presidenta Dilma.
Nhá Chica é considerada por muitos mineiros a "mãe dos pobres", e que durante o século 19, ainda em vida, chegou a ser tratada como santa. O processo para reconhecer os milagres de Nhá Chica foi iniciado em 1989, quase 100 anos após sua morte, e sua beatificação foi determinada em junho do ano passado, pelo então papa Bento XVI.
A beata nasceu em 1808, em São João del-Rei, também em Minas Gerais, de uma família de escravos, tendo ficado órfã aos 10 anos. Apesar de ter herdado a fortuna de um irmão, Nhá Chica renunciou aos bens e riquezas, distribuindo-as entre os pobres, além de possibilitar a construção de uma capela dedicada à Imaculada Conceição, onde hoje está seu santuário.
saiba mais
Embora não tenha optado pela vida religiosa, a beata preferiu nunca se casar para dedicar sua vida a caridade e oração, até sua morte, em 14 de junho de 1885. Em 1991, o papa João Paulo II concedeu para Nhá Chica o título de "Serva de Deus", e em 2007 a Congregação para a Causa dos Santos começou a analisar um dos milagres que milhares de fiéis lhe atribuem: a cura de uma professora da cidade mineira de Caxambu.
O processo de beatificação é o primeiro passo antes da canonização, mas para que a brasileira possa ser declarada santa, o Vaticano tem que confirmar outros dois milagres.
Com informações da Agência Brasil
Terra

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Papa emérito Bento XVI volta ao Vaticano


O Papa Francisco recebeu pessoalmente na tarde desta quinta-feira, 2, ao Bispo emérito de Roma Bento XVI, às portas do Mosteiro “Mater Ecclesia”, localizado dentro do Vaticano, onde ele se recolherá em oração.
Bento XVI chegou ao heliporto do Vaticano pouco depois das 16hs45min, vindo de Castelgandolfo. Um grande número de fiéis estava presente na Praça de São Pedro desejosos de saudá-lo e para testemunhar este momento histórico.
Ele foi recebido pelo Secretário de Estado Tarcisio Bertone, pelo Presidente do Governatorado, Cardeal Giuseppe Bertello e pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.
Também estavam presentes o Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Angelo Becciu, o Sub-secretário de Assuntos Exteriores, Arcebispo Dominique Mamberti e o Secretário do Governatorado Arcebispo Giuseppe Sciacca.
Do heliporto, o Papa emérito seguiu em automóvel até o mosteiro de clausura, onde foi recebido com grande e fraterna cordialidade pelo Papa Francisco. Juntos, foram à capela do Mosteiro para um momento de oração.
Esta foi a segunda vez que se encontraram pessoalmente, desde a eleição de Francisco. Em 23 de março passado Francisco foi até Castel Gandolfo para encontrar Bento XVI. Em numerosas ocasiões falaram-se ao telefone.
Bento XVI retornou para o Vaticano após concluídas as obras de restauração realizadas no Mosteiro. Ele ficará no Mosteiro Mater Ecclesia acompanhado da ‘Família pontifícia”, formada pelo seu Secretário particular e atual Prefeito da casa Pontifícia, Arcebispo Georg Ganswein, as 4 leigas consagradas do Instituto “Memores Domini”, além de um diácono belga. Um quarto está reservado para seu irmão Georg, também sacerdote, de 89 anos, que vive na Alemanha.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do trabalho 2013 no Brasil



Salvador
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove ato político e apresentações culturais no Pelourinho, em Salvador. As atrações terão início às 14h, com apresentações musicais no Terreiro de Jesus. A Praça Quincas Berro D`água será destinada a uma praça de alimentação e comercialização de produtos da economia solidária. A central Conlutas organiza, às 17h, em unidade com a Intersindical, panfletagem na Praça da Piedade e coleta de assinaturas contra a Reforma da Previdência.

Fortaleza
Em Fortaleza, a CUT irá entregar à Federação dos Trabalhadores do Ceará doações de água potável. Também ocorrerão movimentos no interior do estado. Organizados pela central Conlutas, os trabalhadores da construção civil prometem se preparar para  greve geral convocada para o dia 2 de maio.
Curitiba

A programação, organizada pela Força Sindical do Paraná, está prevista para começar ao meio-dia, com a missa do trabalhador. Na sequência haverá sorteios de prêmios. Durante a tarde,  shows e ações gratuitas de cidadania para o público. A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) reúne, a partir das 9 horas, no Largo da Ordem, no centro de Curitiba, entidades ligadas ao movimento e a CUT para protestar. Estão previstas, ainda, apresentações culturais.
Vitória

A programação da CUT vai das 9h às 16h, partindo da Praça dos Namorados – na Praia do Canto, em Vitória, e inclui apresentações musicais.

Goiânia
Na Avenida Independência, no Centro, a partir das 9 horas, a CUT promove ações sindicais e de cidadania, além de shows com artistas nacionais.
Manaus
As centrais sindicais NCST-AM/RR, UGT-AM e Força Sindical homenageiam os trabalhadores,  das 8h às 17h, na praia da Ponta Negra. Pela manhã, esportes  e lazer  estão entre as atividades. Durante a tarde, serão realizadas apresentações de shows, com bandas locais e sorteios de prêmios.

Belo Horizonte
Os trabalhadores aproveitam a data para lembrar episódios como o Massacre de Ipatinga, a Chacina de Unaí e o Massacre de Felisburgo. A partir das 8h, a CUT promove movimento na Praça da Cemig, em Contagem.

Belém
Concentração da CUT, a partir das 8h, na Praça do Operário de São Brás, caminhada e Ato Político, na Praça da República.

Teresina
Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional do Trabalho, na Câmara de Vereadores de Teresina, às 9h.

Porto Alegre
As atividades da Força Sindical começam na procissão de Nossa Senhora do Trabalho. Às 14h, ato-show na praça México, no Jardim Leopoldina. Das 9h às 17h, a CUT-RS promove  um conjunto de atividades no Parque Mascarenhas de Moraes, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, onde está programada a orientação aos trabalhadores sobre assuntos gerais, além de atrações culturais.

Rio de Janeiro
A Central Sindical e Popular Conlutas promove ato, às 10h, na Praça Afonso Pena. Haverá uma passeata até o Maracanã.

São Paulo
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que reúne cerca de 2 milhões de filiados no estado, planeja para o próximo dia 1º uma festa no Vale do Anhangabaú, que contará com celebração ecumênica, atos políticos e shows musicais. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), são esperadas 30 mil pessoas no evento.
Na praça Campo de Bagatelle, no bairro Santana, zona norte, as organizações Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil, União Geral de Trabalhadores e Nova Central Sindical de Trabalhadores fazem um ato unificado. Sorteio de prêmios, shows e discursos de lideranças políticas fazem parte da programação, que começará às 9h. A CET estima um público de 300 mil pessoas. A Central Sindical e Popular Conlutas e a Intersindical esperam reunir cerca de mil trabalhadores na Praça da Sé, no centro da capital. Na pauta do movimento, dois pontos foram destacados pela organização: a anulação da reforma da previdência social de 2003 e a luta contra a flexibilização dos direitos trabalhistas.

Aracaju
Um total de 88 sindicatos filiados à CUT movimentam os Arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju, a partir das 8h30. Em seguida, haverá encenação teatral e apresentação musical.
* Com informações das centrais sindicais